segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PLANOS DE AULA ORTOGRAFIA ÃO/AM

Refletindo sobre o uso do AM e ÃO finais


Bloco de Conteúdo

Análise e reflexão sobre a língua e a linguagem



Conteúdo

Ortografia



Mais sobre Ortografia



Reportagem



As duas faces da ortografia

Planos de aula



Diagnóstico inicial

Reescrita com transgressão

Regularidades ortográficas

Releitura com focalização

Ditado interativo

Resenha



Ortografia: ensinar e aprender, de Artur Gomes de Morais

Quadros



Descrição de três tipos de regularidades ortográficas

Objetivos

- Refletir sobre o uso das terminações AM e ÃO em verbos (pretérito imperfeito e futuro do presente), compreendendo os efeitos de sentido decorrentes do uso de uma ou outra forma dentro de determinado contexto.

- Conhecer tempos verbais e praticar sua escrita.



Conteúdos

- Regularidades ortográficas: verbos terminados em AM e ÃO.

- Pretérito imperfeito e futuro do presente.



Anos

Do 3º ao 5º ano.



Tempo estimado

Cinco aulas.



Material necessário

Cópia para todos os alunos dos textos que serão utilizados.



Desenvolvimento

1ª etapa

Apresente aos alunos a proposta de trabalho: pensar sobre quando deve-se usar AM ou ÃO em verbos. Explique a forma como estarão organizados para realizá-la: primeiro todos vão discutir coletivamente e, depois, duplas serão formadas. Selecione um bom texto que favoreça uma situação de leitura e apresente verbos na terceira pessoa do plural do pretérito. Faça uma primeira leitura para a contextualização do texto que será utilizado e compartilhe impressões da turma sobre o gênero, o autor e o conteúdo do texto.



2ª etapa

Proponha uma reflexão coletiva sobre as palavras contidas no texto que indicam a ocorrência de fatos ou situações – que podem corresponder a ações, estados ou fenômenos da natureza –, mas que, conforme o propósito didático da sequência e as características de sua turma, podem focalizar apenas as ações. Discuta se é possível saber se tais ações já aconteceram ou acontecerão. Peça que justifiquem as respostas e intervenha caso a discussão se torne confusa ou fora de foco. Encaminhe a conversa.



Flexibilização para deficiência intelectual em processo de alfabetização

Fixe essa atividade entre as atividades do dia no painel de rotina da sala, leve o aluno até ele, informe as etapas do trabalho e peça sua contribuição (a ajuda pode ser em termos de comportamento e também de material ou lição que pode ter sido feita anteriormente). Antecipe a leitura bem explorada do texto que pode ser feita junto ao AEE ou como lição de casa. Explique para quem ajudará o aluno quais os objetivos da atividade.



3ª etapa

Forme duplas, de acordo com as possibilidades de colaboração entre os alunos. Distribua uma versão do texto adaptada no futuro do presente com os verbos destacados. Oriente os grupos a lerem o texto, com atenção, e descobrirem o que há de diferente. Pergunte: que efeito a mudança na terminação das palavras destacadas causou? O som é parecido? E o sentido?



4ª etapa

Após a conversa sobre as mudanças no texto, espera-se que os alunos identifiquem as regularidades ortográficas morfológicas estudadas: tempo futuro marcado pela terminação dos verbos em ÃO e tempo passado marcado pela terminação dos verbos em AM. Sistematize as aprendizagens com a construção de uma explicação (regra) para o efeito provocado pelo uso do AM ou ÃO nessas palavras. Solicite que elaborem em duplas essa explicação. Peça então que todos socializem o que pensaram. Dessa forma, será possível verificar se todos compreenderam o conteúdo, sabendo se devem utilizar AM ou ÃO no final de uma palavra, quando ela for um verbo. Escreva no quadro todas as explicações (certamente, muitas se repetirão, aproveite para marcar quantas vezes acontece e use como votação para escolher a descrição mais precisa). Aproveite para diferenciar outras palavras (substantivos e advérbios) com essas terminações e ressalte que sua grafia não segue a mesma regra.



Flexibilização para deficiência intelectual em processo de alfabetização

Proponha a discussão com todos os alunos, mas o registro das hipóteses pode ser feito em duplas. Peça ao grupo que produza uma tabela com todos os verbos levantados na discussão nas duas terminações. Isso pode ser importante para ajudá-lo a memorizar esses verbos. Leve a tabela e os registros de hipóteses para o mural, fazendo com que ele contribua com as aprendizagens dos colegas.



5ª etapa

A regularidade dessa escrita deve ficar disponível na classe, afixada, por exemplo, em um mural de registro de conhecimentos ortográficos, para ser consultada sempre que necessário. Dê destaque a esse quadro. É importante também que façam esse registro nos seus cadernos. Sempre que apresentarem dúvidas ou quando escreverem da forma errada, sugira que vejam no quadro se está correto e se o sentido da palavra é o que queriam dar.



Flexibilização para deficiência intelectual em processo de alfabetização

Se for um registro extenso, dê a ele uma folha com todas as palavras e com a explicação da regra já digitado para colar no caderno.



Avaliação

É hora de aplicar o que foi discutido e aprendido no estudo dessa sequência. Apresente aos alunos um texto no qual os verbos apareçam escritos de forma equivocada e peça que façam uma revisão dessas palavras. Ressalte que eles devem ficar atentos ao contexto e ao sentido da oração para não mudar o que o texto queria dizer. Oriente que justifiquem a escolha das terminações baseados no sentido dado.



Flexibilização para deficiência intelectual em processo de alfabetização

Assinale no texto algumas linhas em que ele deverá fazer alteração dos verbos. Respeite o tempo dele. Corrija-as e vá dando outras gradativamente. Acompanhe de perto e o ajude caso tenha dúvidas.



Fonte Adaptação do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor do 3º Ano – Ciclo I e Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do PIC – Projeto Intensivo do Ciclo I – 4º ano – LER E ESCREVER-SME – São Paulo – 2008.



Consultoria Margareth Buzinaro





Regina Câmara

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