segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA SOBRE CONTOS 1° E 2º ANO

Comparar personagens de diferentes histórias


Bloco de Conteúdo

Língua Portuguesa



Conteúdo

Leitura



Mais sobre Alfabetização



Especiais





Tudo sobre Alfabetização

Tudo sobre Leitura

Reportagens



Oba, hoje é dia de leitura!

Ler para escrever

Leitura não pode ser só folia

Planos de aula





Leitura para refletir sobre a escrita

Prática de leitura

Vídeo



Oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo

Objetivos

- Ampliar o repertório literário.

- Identificar características de cada um dos personagens dos contos.

- Comparar histórias sobre um mesmo personagem com a intenção de perceber semelhanças e diferenças na descrição de suas características.



Conteúdos

- Leitura.

- Exploração das características dos personagens em diferentes contos.



Anos

1º e 2º anos.



Tempo estimado

Quatro meses.



Material necessário

Contos em que o lobo apareça como personagem, como A Cabra do Seu Araquém, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Verdadeira História dos Três Porquinhos.



Flexibilização para deficiência visual

Providencie esses contos em áudio para o aluno.



Desenvolvimento

1ª etapa

Pergunte às crianças se elas conhecem contos de lobo. Faça uma lista das histórias e organize-se para ler, nas rodas, as selecionadas.



Flexibilização para deficiência visual

Ofereça marionetes desses personagens para o aluno manuseá-los enquanto ouve os contos.



2ª etapa

A cada história, faça com a garotada um levantamento de alguns aspectos do lobo que devem ser analisados. É importante que os alunos possam estabelecer critérios de comparação. Para isso, desenhe uma tabela com cinco colunas. Como no modelo abaixo.



Flexibilização para deficiência visual

Forme duplas e explore sua memória auditiva, pedindo que dite ao colega as características observadas.



3ª etapa

Após cada leitura, encaminhe conversas para que todos possam expressar seus pontos de vista sobre o personagem principal, o lobo.



4ª etapa

Analise com a turma as caraterísticas dos personagens e os recursos linguísticos utilizados pelos autores para descrevê-los.



5ª etapa

Promova discussões em que as crianças possam expressar sua opinião. Inicie a discussão com a pergunta: "Você acha que nessa história o lobo é bom ou mau? Por quê?" É importante que os estudantes possam debater opiniões com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, você deve sempre promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descrições dos personagens e das características do enredo de cada história que foram anotadas na tabela.



Avaliação

Observe a reflexão coletiva sobre as características dos personagens, os comentários sobre as estruturas linguísticas e o léxico, além da comparacão de diferentes histórias (sobre um mesmo personagem).







História Como é o lobo Cenário Conflito Desfecho

A Cabra do Seu Araquém

Chapeuzinho Vermelho

Os Três Porquinhos

Pedro e o Lobo

O Lobo e os Sete Cabritinhos

A Verdadeira História dos Três Porquinhos



Consultora Denise Maria Milan Tonello

pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário