segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVA ESCOLA ORGANIZAÇÃO 6

6. Como aproveitar a heterogeneidade e despertar o interesse e a participação de todos?


Raimunda Aurisete Lucas, Itapipoca, CE

Ajudando um a compartilhar com o outro seu modo de pensar sobre determinada situação-problema. Depois de identificar o nível de conhecimento de cada um no início de um processo de ensino, torna-se importante observar o desempenho de todos no processo e modificar a formação dos grupos conforme a necessidade. Esse cuidado é essencial para garantir a atenção e a vontade de contribuir. Além disso, as atividades devem estar de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis nem muito complicadas.



Simone Santos da Fonseca, que leciona para uma classe em fase de alfabetização na EMEF Manuel Egídio, em Bonito, a 515 quilômetros de Salvador, comprovou como é produtivo aproveitar bem a heterogeneidade. Em uma atividade de escrita, ela formou duplas com o seguinte critério: uma criança com hipótese silábica com valor sonoro (que representa cada sílaba por uma letra que expressa o som correspondente) e outro silábico sem valor sonoro (que representa cada sílaba por uma letra qualquer). Em seguida, ela distribuiu alfabetos móveis e pediu que com eles as duplas escrevessem a parlenda "Rei, capitão, soldado, ladrão, moça bonita do meu coração". Os integrantes se revezavam na seleção. Quando o primeiro fazia uma escolha considerada errada, o outro explicava que aquela letra não servia e apontava opções. Juntos, os dois alunos refletiram sobre o sistema de escrita e aprenderam.

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