segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVA ESCOLA ORGANIZAÇÃO 8

8. Posso dar tarefas diferentes para cada agrupamento?


Ida Maria Fanchini, Franco da Rocha, SP

Sim, desde que haja um objetivo geral e comum a todos os grupos. Essa situação se justifica no caso em que é preciso variar o grau de desafio da proposta para melhor atender à diversidade da classe. Maria Lúcia Castanheira, vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, diz que quando cada equipe tem uma tarefa, o professor deve planejar bem cada uma delas. "Isso demanda mais tempo do que se todos tivessem o mesmo desafio e inclui orientar o que cada grupo fará e ressaltar a importância de se cumprirem os objetivos específicos e os gerais."



Também é essencial prever as necessidades de cada grupo no desenvolvimento das tarefas e pensar nas intervenções a fazer, já que elas serão mais diversas que de costume. Para garantir a unidade, uma ideia interessante é realizar um projeto em que o trabalho de cada grupo sirva de base para a construção de outro, da sala inteira (um seminário, por exemplo, reunindo o resultado dos diferentes trabalhos realizados pelas equipes em um novo conhecimento partilhado e construído coletivamente).



Interação entre alunos



Pesquisa e escrita de texto sobre rios



Disciplina Geografia

Objetivo Redigir um texto informativo sobre um dos rios do estado de São Paulo

Conteúdo Bacia hidrográfica

Critérios de agrupamento Duplas que iriam pesquisar diferentes informações sobre o mesmo conteúdo

Papel do professor Vera Lúcia Guastapaglia indicou a bibliografia e os sites a serem pesquisados e orientou a seleção das informações mais importantes. Durante a redação do texto, garantiu que os dois alunos participassem e se revezassem na função de escriba

Interação entre alunos Cada dupla escolheu o rio que gostaria de conhecer e definiu o que ambos iriam pesquisar em casa. Em classe, os dois selecionaram os dados mais relevantes e, com base neles, redigiram um texto relacionando as informações pesquisadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário