segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVA ESCOLA ORGANIZAÇÃO 9

9. Como evitar que alguns alunos fiquem ociosos, esperando os colegas terminarem?


Mariliana Costa, Fortaleza, CE



Fazendo um planejamento minucioso. Essa preparação inclui estruturar a atividade e coordená-la para que os estudantes não atribuam a responsabilidade de realizá-la apenas a um ou dividam as tarefas - o que impede que interajam. Isso não significa que todos os membros da equipe devam contribuir da mesma maneira. Para perceber se a troca de informações está sendo feita de forma desejável, o professor necessita acompanhar o trabalho e identificar as dificuldades. Outra ajuda é definir a atuação de cada um. Por fim, caso perceba que um deles não está produzindo porque tem um nível muito diferente do apresentado pelos demais - por um erro de diagnóstico -, a saída é reagrupar.



Num trabalho de Geografia proposto pela professora Vera, da EMEF Leandro Klein, as crianças foram reunidas em duplas (veja a ilustração) após uma aula expositiva sobre a hidrografia do estado de São Paulo. A primeira tarefa foi escolher um rio paulista e pesquisar sobre ele, destacando os dados mais relevantes. Com as informações em mãos, elas se dedicaram à escrita de um texto sobre o assunto. Como era preciso discutir o tempo todo para definir quais seriam os dados principais e de que forma construiriam o texto - sem a interferência direta da professora -, nenhuma das duas ficou ociosa durante o trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário