segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA GALERIA DE PERSONAGENS

Galeria de personagens


Bloco de Conteúdo

Língua Portuguesa



Conteúdo

Alfabetização Inicial



Mais sobre Alfabetização



Especiais





Tudo sobre Alfabetização

Tudo sobre Produção de texto

Objetivos

- Favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita com base num repertório conhecido pelas crianças.

- Propiciar atividades de intercâmbio para que elas possam trocar informações e avançar nas hipóteses de escrita.



Conteúdo

- Escrita.



Anos

1º e 2º anos.



Tempo estimado

Dois meses.



Material necessário

Livros variados, com contos tradicionais já conhecidos pelas crianças, lápis e papel.



Flexibilização para deficiência auditiva (comunica-se gestualmente e tem pouca oralidade. Faz leitura orofacial e está aprendendo libras)

Letras móveis, material visual (com nomes e figuras), cartaz com representação em libras para letras ou nomes dos personagens (solicite ao AEE a continuidade dessa proposta no contraturno ou a antecipação dos materiais que serão necessários).



Desenvolvimento

1ª etapa

Compartilhe a ideia de criar uma galeria dos personagens mais importantes das histórias preferidas da turma, composto de desenhos e pequenas legendas. Pergunte às crianças quem entraria nessa galeria.



2ª etapa

Proponha a escrita do nome e também de pequenos textos descritivos sobre os personagens. Monte duplas de trabalho com as que tenham hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, possibilitando a troca de saberes.



Flexibilização para deficiência auditiva (comunica-se gestualmente e tem pouca oralidade. Faz leitura orofacial e está aprendendo libras)

Diversifique a dupla com colega mais competente e com você. Ofereça os recursos (material necessário).



3ª etapa

Acompanhe a produção escrita das duplas e faça intervenções pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controlem sua produção.



4ª etapa

Reproduza no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla. Tematize com o grupo: em qual delas vocês acham que está escrito “lobo”? Por quê? Confronte essas versões e solicite opiniões.



Flexibilização para deficiência auditiva (comunica-se gestualmente e tem pouca oralidade. Faz leitura orofacial e está aprendendo libras)

Lembre-se de falar sempre de frente. Se necessário, utilize material visual para identificação dos personagens.



5ª etapa

Introduza informações a respeito do sistema de escrita e proponha a consulta a materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.



Flexibilização para deficiência auditiva (comunica-se gestualmente e tem pouca oralidade. Faz leitura orofacial e está aprendendo libras)

Ofereça o material organizado com palavras e figuras.



6ª etapa

Para compor a galeria, todos devem, ao longo do projeto, realizar ilustrações e escrever textos que caracterizem cada personagem. É possível alternar produções coletivas, em dupla ou até mesmo individuais. Se preferir, prepare impressos para a galeria, com o nome do personagem, espaço para ilustração e algumas linhas para preencher com sua descrição.



Produto final

Galeria de personagens com ilustrações e textos descritivos de cada um.



Avaliação

Observe se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.







Consultora Denise Maria Milan Tonello

Pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário