segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVA ESCOLA ORGANIZAÇÃO 7

7. Posso começar o ensino de um conteúdo pedindo uma atividade individual e só depois fazer agrupamentos?


Paulo Victor Oliveira, São Paulo, SP

Sim. Segundo a educadora argentina Delia Lerner, da Faculdade de Educação da Universidade de Buenos Aires, a articulação do trabalho de grupo e individual se dá em processos complementares: um ascendente e outro descendente.



No primeiro, a produção individual ou de duplas é o ponto de partida para o processo de aprendizagem, que em seguida é discutido em grupos maiores e, enfim, compartilhado por toda a turma. A professora Ana Paula, da EMEF Leandro Klein, conduziu uma atividade de cálculo mental obedecendo a esse tipo de organização (veja a ilustração no quadro). A intenção dela era que as crianças debatessem, em grupo, diferentes estratégias e chegassem à solução com menos margem de erro. Para isso, o primeiro passo foi propor que resolvessem os problemas individualmente. Assim, ela verificou que tipos de resolução eram utilizados e, com base nisso, formou duplas com ideias distintas. Em seguida, foi a vez de reunir duas duplas novamente com estratégias diferentes e pedir que cada par mostrasse ao outro seu pensamento e elegesse o menos trabalhoso. Além de notar quais agrupamentos eram mais produtivos, Ana Paula avaliou o trabalho o tempo todo, verificando se havia erros e indicando possíveis caminhos.



O modo de organização descendente, por sua vez, começa com o trabalho coletivo e termina no individual ou em dupla. Ele se aplica preferencialmente quando já se sabe que a dificuldade imposta pela tarefa é grande e que, sozinho, ninguém vai conseguir realizá-la. Um exemplo é a leitura de textos mais complexos. O professor faz a leitura para todos, depois pede que leiam em pequenos grupos e, em seguida, individualmente.

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