segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVA ESCOLA ORGANIZAÇÃO 12

12. Os alunos devem sempre ter um papel definido dentro do grupo?


Eulália Antunes, São Bernardo do Campo, SP

Vale esclarecer que ter um papel não significa ter uma tarefa e dar conta dela sozinho. A criança pode ter uma função - definida de acordo com o que precisa aprender ou ensinar -, desde que a desempenhe com a ajuda dos demais.



O psicólogo e filólogo espanhol Joan Bonals diz no livro O Trabalho em Pequenos Grupos na Sala de Aula que as questões atitudinais no trabalho em grupo devem ser vistas como um conteúdo em si. De acordo com ele, para que a atividade seja produtiva, é essencial que os alunos tenham reforçado o que chama de papéis positivos, como propor ideias, avaliar, manter o foco, coordenar e conciliar. Por outro lado, os papéis negativos precisam ser neutralizados. São eles os de quem se retrai, brinca demais, chama a atenção para si, agride, domina e compete. Sem levar em conta a questão atitudinal, não há como obter sucesso na aprendizagem conceitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário