domingo, 22 de fevereiro de 2009

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0213/aberto/mt_281449.shtml

SALA DE AULA Linguagem
No princípio, é o nome
Jogos e listas que usam como base o nome próprio são uma ótima estratégia para iniciar a alfabetização na pré-escola
wrAutor('Arthur Guimarães','',', de Itaetê, BA, e Beatriz Vichessi')
Arthur Guimarães, de Itaetê, BA, e Beatriz Vichessi



A turma de 4 anos da EM Presidente Médici, em Itaetê, a 407 quilômetros de Salvador, está dando os primeiros passos no processo de alfabetização muito longe das inadequadas letras pontilhadas, com "carinhas" ou decoradas por objetos relacionados, como uma bola colorida enfeitando o B. O trabalho, apoiado nas descobertas da psicogênese (o estudo da origem e do desenvolvimento da escrita), usa o nome próprio como ponto de referência para que as crianças confrontem suas idéias sobre a língua escrita. Além de identificar as pessoas e ser a palavra mais conhecida pelos pequenos, o nome é um modelo que fornece informações a criança sobre as letras e sua quantidade, variedade, posição e ordem, diz a educadora argentina Ana Teberosky no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Dominar o próprio nome, o dos colegas e o dos familiares é abrir caminho para conhecer o alfabeto completo.

Fotos: Edson Ruiz
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Uma das atividades mais eficientes é o uso de listas. Mas, para que elas contribuam para o aprendizado, é preciso que levem as crianças a comparar e relacionar a escrita de seu nome com a dos colegas. Há várias formas desafiadoras de fazer isso: procurar o próprio nome na hora da chamada, encontrar os aniversariantes do mês, separar nomes de meninos e meninas (leia a atividade permanente abaixo). Em Itaetê, a opção da professora Isana da Silva Landulfo foi desenvolver uma atividade de leitura e escrita de nomes. A tarefa, que começa com a leitura do nome de um amigo, termina com algumas crianças escrevendo o próprio nome sem a ajuda de modelos. Além da orientação da professora, os pequenos contam com um alfabeto acima do quadro, letras móveis e fichas com os nomes completos. Tudo grafado com letras de fôrma maiúsculas, as mais adequadas para ajudar a entrar no mundo da escrita.

Atividade permanente - Hora da chamada
Quer saber mais?
CONTATO EM Presidente Médici, Pça. José Américo Araújo, s/nº, 46790-000, Itaetê, BA, tel. (75) 3320-2197 BIBLIOGRAFIA Psicopedagogia da Linguagem Escrita, Ana Teberosky, 152 págs., Ed. Vozes, tel. (24) 2233-9000, 27,40 reais

3 comentários:

  1. Um desafio muito grande mesmo!
    Avhei um site que trata o assunto de uma maneira bem legal e descontraida.
    www.lapisamarelo.com
    Fica a dica
    Abraço
    Rafael

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  2. Este site indicado amigo Rafael www.lapisamarelo.com é muito confuso não encontrei atividades para usar em sala de aula e sim apenas on-line, e quanto aqueles que não tem internet?

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